quarta-feira, 10 de março de 2010

Grupo Aum - Interpreta Villani Côrtes (2001)


Piano:
1. A Catedral da Sé
2. Balada para as Flores
Sonata
3. Lenda
4. Cantilena
5. Corrupio
Contrabaixo e piano:
6. Fonte Eterna
7. Praeludius Onnibus
8. Choron
Flauta e piano:
9. Ponteio
10. Modinha
11. Valsa
12. Choro
Piano 4 mãos:
13. Beiráceas
14. Belibá
15. Poranduba
Quarteto (piano, flauta,
contrabaixo e percussão):
16. O Gabriel chegou  (Percussionista convidado: Piero Damiani)




“O Grupo AUM é formado por seis músicos que tocam instrumentos convencionais: piano, duas flautas, oboé, contrabaixo e percussão. Nunca, porém, você vai assistir dois concertos do grupo com a mesma sonoridade. Trata-se de pesquisadores irrequietos, que estão sempre fundindo seus timbres a repertórios e idéias as mais aparentemente incompatíveis. Do repertório barroco ao tradicional, eles sempre nos oferecem surpresas. AUM, como dizem os hindus, respirem fundo e abram bem os ouvidos para ouvir preciosidades sonoras”. (Maestro Julio Medaglia)

Em 2000, conheceram Edmundo Villani-Côrtes durante uma homenagem aos seus 70 anos, havendo uma identificação imediata de ambas as partes. O grupo passou a trabalhar na divulgação de suas obras, culminando com a gravação do CD: "Grupo AUM interpreta Villani-Côrtes", lançado em outubro de 2001.
Além de ser a estréia do grupo em CD, é o primeiro registro dedicado inteiramente às obras deste compositor. Edmundo Villani-Côrtes compõe há mais de 50 anos, seu acervo composicional conta com mais de 400 obras para diferentes formações, incluindo óperas. Seu talento é reconhecido por todos os profissionais da área, além de ser uma pessoa extremamente iluminada e querida por todos que tem a oportunidade de conhecê-lo. Ele acompanha as apresentações do Grupo AUM explicando as obras e conversando com o público.

O projeto "Música Brasileira de Compositores Vivos" vem sendo desenvolvido há três anos. A cada encontro cresce a certeza e a força deste trabalho, não só pela busca de registrar e ampliar o cenário musical brasileiro, mas também pela colocação merecida dos compositores na condução de todo o processo. Formado há quatro anos por Arlete Tironi Gordilho (piano) e Liliana Bertolini (flauta), e mais recentemente (1999) pelo pianista José Roberto Capel Cardoso e pelo contrabaixista André Geiger, o grupo estampa neste CD, com sua variedade de timbres e combinações, o cenário de uma época da cidade de São Paulo, na leitura do grande maestro Edmundo Villani-Côrtes. Versão: Alcides Tironi Gordilho.

2 comentários:

  1. Olá! Como faço para entrar em contato com o grupo AUM. Tentei pelo site mas não consegui. Grato

    ResponderExcluir
  2. Não sei como. Mas espero que consigas.

    Gringgo

    ResponderExcluir