sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Vários Artistas - Paralelo 30 Ontem e Hoje (2001)


01. Milonga de Paus (Bebeto Alves)
02. Homem Alma (Nelson coelho de Castro)
03. Fronteiras (Raul Ellwanger)
04. Manhã (Carlinhos Hartlieb)
05. Sete Povos das Missões (Nando d'Ávila)
06. Ruínas de um Sonho (Cláudio Vera Cruz)
07. Que se Pasa? (Bebeto Alves)
08. Maria da Paz (Carlinhos Hartlieb)
09. Águias (Nelson Coelho de Castro)
10. Água Benta (Nando d'Ávila)
11. O Mapa (Cláudio Vera Cruz/poema de Mário Quintana)
12. Pealo de Sangue (Raul Ellwanger)

Participantes: Bebeto Alves, Claudio Vera Cruz, Nelson Coelho de Castro, Gelson Oliveira, Zé Caradípia, Raul Ellwanger, José Pedro Boéssio e Orquestra da Unisinos. 
Como era a cara de Porto Alegre em 1978? Agora, com o relançamento do CD na coletânea Paralelo 30 - Ontem e Hoje, dá pra ter uma idéia melhor sobre a geração que mudou o rumo da nossa música de uma vez por todas. Do vinil original, sobraram alguns poucos chiados. Com Bebeto Alves, Cláudio Vera Cruz, Nelson Coelho de Castro, Carlinhos Hartlieb, Nando D'Ávila e Raul Ellwanger, o disco é uma declaração cultural. O sentimento urbano foi mesclado com a paisagem bucólica e criou uma das coleções musicais mais inusitadas de que se tem notícia. Desde 1978, muita coisa aconteceu. Carlinhos Hartlieb morreu em circunstâncias até hoje não reveladas com exatidão. Nando D'Ávila, depois de largar a música e se dedicar ao jornalismo, morreu em maio de 1999. Raul Ellwanger trabalha hoje em Santa Catarina, dirigindo uma pousada na Praia do Rosa. Dos outros três, Bebeto Alves e Nelson Coelho de Castro são os mais conhecidos. Porém, mesmo tendo vários discos gravados, a fama no se extende ao resto do Brasil. Já Cláudio Vera Cruz, responsável por duas verdadeiras pérolas da música do Rio Grande do Sul no disco Paralelo 30, nunca gravou um disco. Por uma iniciativa louvável do saudoso maestro José Pedro Boéssio, o relançamento traz um CD duplo, com as gravações antigas, um libreto com texto de Juarez Fonseca (produtor do disco original e coordenador de produção do CD de 2001) e um novo compact disc com 6 das 12 músicas antigas, além de 6 composições dos compositores originais, acompanhados pela Orquestra da Unisinos (Angela Joenck Pinto).

Entre tantas homenagens ao Paralelo 30, uma das maiores foi lançada em 2001 pela Unissinos, Paralelo 30 ontem e hoje, lindo espetáculo que reuniu em palco e disco este artistas, Carlinnhos Hartlieb foi substituído por Gelson Oliveira, e para interpretar as canções de Nando D’ávila foi escolhido Zé Caradípia, o projeto cultural teve a participação da orquestra Unissinos, e foi concebido pelo maestro José Pedro Boéssio que também era criador da Orquestra, José Pedro Boéssio, faleceu em acidente de transito no dia 28 de janeiro de 2001. O projeto cultural além de shows tinha dois CDs, o primeiro CD a Orquestra revisa as obras do LP original de 1978 e também músicas mais novas dos mesmos autores. As interpretações mesmo sendo novas foram mantidas suas originalidades, as exceções foram Gelson Oliveira interpretando as músicas de Carlinhos Hartlieb e Zé Caradía no lugar de Nando D’ávila. Já o segundo CD é a versão integral e original da primeira coletânea. Não é preciso nem relatar o tamanho do sucesso do projeto, apenas vamos mencionar os prêmios ganhos no “ Prêmio Açorianos de Música ” a saber: Intérprete de MPB Gelson Oliveira com as músicas Manhã e Maria da Paz de Carlinhos Hartlieb. Melhor música ou canção, Maria da Paz. Técnico de Som, Renato Alscher, responsável pela mixagem e masterização do disco 1. Arranjador, Vagner Cunha, pelo disco 1. Menção especial, Usissinos, pelo investimento na área de música.
Disco de MPB, CD Paralelo 30, ontem e hoje. Para finalizar, quando Juarez Fonseca escreveu na contra capa do disco, que o disco não pretende representar nada, foi seu único erro, representou e representa muito para a música de Porto Alegre.

2 comentários: