terça-feira, 12 de julho de 2011

Via Negromonte - Pura Eu (1998)


01- Beiramar (Canção folclórica)
02- Me leve (Kahled/El Arbi) Versão: Via Negromonte
03- Between (Via Negromonte)
04- Pura eu (Suely Mesquita)
05- Artista (Suely Mesquita)
06- Eat you (Caetano Veloso) Versão: Via Negromonte
07- Noite de São João (Fred Martins) sobre o poema de Alberto Caeiro
08- Harém de Lampião (Nico Nicolaiewsky e Aderbal Freire Filho)
09- Fazê o quê! (Pedro Luis)
10- Tremedeira (Guilherme Maia e Fred Goes)
11- Muito dinheiro (Ayub Ogada) Versão: Via Negromonte e Lui Coimbra
12- Imantra (Pedro Luis e Antônio Saraiva)
13- Om namah shivaya (mantra) improviso vocal: Via Negromonte
14- Salmo (Thar) música incidental: Campo de Hielo (J.M.Cayre)

Participação: Sivuca, Lui Coimbra, Religare e Marcos Suzano


Via começou sua trajetória artística muito cedo. Aos dezesseis anos já era solista do Teatro Palácio das Artes em Belo Horizonte. E foi neste mesmo período, que ganhou uma bolsa de estudos para o American Ballet, em Nova York, onde estudou Jazz, tornando-se bolsista do Alvin Ailey Dance Company. Mas foi entre as duzentas candidatas que concorriam ao West Side Story, na Broadway, que Via foi escolhida para interpretar "Anita" no musical. Durante o tempo que permaneceu trabalhando no espetáculo, Via esteve na Europa e começou uma temporada de seis meses em Paris no Teatre du Chatelet em 1981. Em Londres, participou dos vídeos clips para Nile Rogers, Peter Godwin, Martin Kahan, Grace Jones, fazendo a coreografia deste último, sob a direção de Jean-Paul Goude. Ao voltar de Nova York, no ano de 1982/3, Via passou a compor Pop-music, e fazer shows com influências de Rock, Blues e Pop em seu repertório, apresentando-se em CBGB'S, RITZ e THE RED BAR, em Manhattam. Via participou de outros musicais da Broadway, como; Mame (com Angela Lansbury), Off - Broadway (Gotta Dance, Tony Tanner), Dinne Theatre, "Can-Can", de Cole Porter e COTTON CLUB, de Francis Ford Coppola e de vários vídeo-clips e comerciais para a TV americana. Durante a apresentação de um show no Ritz, onde fazia a abertura para Billy Idol, surge o convite para gravar no Brasil. Esta era a oportunidade que Via precisava para voltar ao seu país. Em 1988, surpresa ao chegar no Brasil. Via grava dois LPs pela CBS Discos : Via Negromonte e Noites sem Dormir e recebe o Prêmio Revelação Sharp de Música. Em maio do corrente foi premiada "Melhor Atriz" no 22º Festival Guarnicé do São Luiz do Maranhão, por sua atuação em O Auto de Leidiana, de Rosemberg Cariri. No ano seguinte Via é convidada para atuar na novela Kananga do Japão, no qual fica conhecida no Brasil através do personagem "Madalena", exibida na extinta Rede manchete.Também participou da novela Ana Raio e Zé Trovão e Rosa dos Rumos. Após o nascimento de sua filha Sofia Helena, Via ficou um tempo afastado dos palcos para cuidar de sua vida pessoal, retornando no ano de 1997/99 para gravar o CD "Pura Eu", onde nesta mesma ocasião esteve divulgando seu trabalho em vários países, como: Cabo Verde, Angola, França, Portugal entre outros.

Em 2003 lançou Bossa Crioula, espetáculo que celebra a fusão entre duas culturas afrodescendentes, a brasileira e a caboverdiana. O ineditismo desse trabalho é mostrar um produto cujo brilho ressalte o hibridismo de irmãos, expondo-se assim as heranças culturais tão similares destes e de outros povos.
No ano seguinte montou o projeto Nôs Africa. Trata-se de uma performance com rítmos africanos, utilizando-se de recursos vocais e percussivos encabeçados por uma cantora e quatro músicos. As obras são cantadas em idiomas africanos [como o egípcio antigo, zulú, quimbudu, suáile, xambala, sucuna, Tongue, luba, kwa e mandê] mesclados com o vocabulário afro-brasileiro e algumas intervenções em português.
Estudiosa da cultura védica, lançou em 2010 o CD Priyamantra (canto adorado), com mantras em sânscrito. O CD é resultado de estudos realizados por Via Negromonte na Índia, no Nepal e Brasil. No lançamento-recital, Via criou um ambiente musical propício para o relaxamento físico, mental e espiritual. Ela entoou saudações (bhajans, kirtans e cânticos védicos) assim como melodias autorais e tocou sitar, conduzindo o público a uma vivência de meditação. A apresentação contou com a participação do músico Sandro Ferreira.

Um comentário:

  1. Bom parabéns pelo blog e eu gostaria de saber o seguinte: tenho a musica PRECONCEITO da via negromonte, queria saber em qual LP ela saiu. Grato

    ResponderExcluir